quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MEMÓRIAS DE UMA DIRETORA DE ESCOLA
Nº 01





Pensei que fosse fácil ser diretora de uma escola. Bastaria cuidar para que não acontecessem grandes desgraças.
Contar o que acontece durante as 8 horas de trabalho, parece coisa de maluco.
Você se programa para fazer alguns serviços, mas, tenha certeza, não conseguirá fazer nem metade do programado.
Numa dessas manhãs que você está louca de tanto serviço, para na porta de sua sala: a mãe, o pai, o aluno, a professora e a coordenadora da escola. Temos problema pela frente... Entram todos em minha sala e se acomodam no sofá, poltronas e cadeiras.
O pai começa a falar que deixou de comparecer ao serviço, para vir conversar com a professora, que o chamava há algum tempo pois, não queria mais conversar com a mãe. A mãe, por sua vez, dizia que a professora perseguia seu pobre filho, tão coitadinho. (Vale dizer que o aluno cursava a terceira série do Ensino Médio). A professora insistia em dizer que não perseguia o filho de ninguém e queria ajudar o aluno pois, ele precisava aprender a disciplina para continuar seus estudos.
Eu só escutava toda aquela discussão, pensando no trabalho que devia ser enviado à Diretoria de Ensino naquele dia.
O pai defendia o filho e a mãe atacava a professora. A professora se defendia dizendo que estava preocupada com o aprendizado do aluno. Quando a mãe levantou e começou a gritar a com a professora, pedi calma e me dirigi ao aluno. Perguntei a ele se desprezava todos os professores, ou só a professora de PORTUGUÊS? O aluno respondeu que as outras disciplinas eram legais, mas ele não agüentava as aulas de Português.
A professora, desesperada por achar que não ministrava bem as aulas, perguntou por que ele não agüentava suas aulas?
- Porque Português é INECESSÁRIO, gritou o aluno.
- INECESSÁRIO ??? Perguntei.
O pai se levantou, imediatamente, e disse:
- Desculpa diretora, a professora tem toda razão, meu filho precisa estudar mais e, estou fazendo a senhora perder tempo. Até logo.
E saiu puxando o filho e a mulher.

.....................................................................................................................................................

Um comentário: